6. Feedback do cliente
Melhoria nos produtos e serviços, tendo como
base o feedback do consumidor/cliente
Tendo como base o Padrão de Tratamento da “Voz do Consumidor/Cliente” (“Voice of Customer”) e o Padrão de Uso Efetivo da “Voz do Consumidor/Cliente” (“Voice of Customer”) do Sistema Ajinomoto de Garantia da Qualidade (ASQUA), buscamos aplicar os feedbacks recebidos para melhorar e
desenvolver produtos e serviços que atendam aos requisitos de nossos consumidores/clientes.
Para melhorar a satisfação, as empresas do Grupo e as filias internacionais estabeleceram departamentos de atendimento específicos aos consumidores/clientes, de acordo com as características e linhas de produtos de cada região.
Fluxo de implementação na Ajinomoto Co., Inc.1
Fluxo de implementação na Ajinomoto do Brasil (Divisão Food)
1 Ajinomoto Co., Inc.: Matriz do Grupo Ajinomoto, localizada no Japão.
Exemplos de aplicação do feedback do consumidor
cliente para melhorias nos produtos
Recebemos feedbacks de clientes relatando dificuldades em realizarem a leitura do código de barras nas embalagens de Tempero Sazón®. Após investigarmos, detectamos oportunidades de melhoria no posicionamento do código de barras. Assim, realizamos a alteração da arte da embalagem de forma que o código de barras ficasse posicionado em uma área segura.
Lançamento de novas versões de Tempero Sazón® para uso em pipoca, em atendimento às sugestões de nossos consumidores.
Lançamento das versões VONO Chef® Creme de Cebola 37% menos sódio e Harmonix® RS com sódio reduzido, atendendo às demandas de consumidores/clientes.
Qualidade Assegurada