Sistema Ajinomoto de
Garantia da Qualidade
O Grupo Ajinomoto aplica o seu próprio sistema de garantia da qualidade, o Sistema Ajinomoto de Garantia da Qualidade (ASQUA), em todos os seus produtos e serviços. Este sistema assegura, de forma rigorosa, a qualidade, desde a aquisição da matéria-prima até a venda dos produtos.
Sistema Ajinomoto de Garantia da Qualidade (ASQUA)
Estabelecido em 1997, o ASQUA é o Sistema de Garantia da Qualidade do Grupo Ajinomoto. O sistema é baseado na Norma Internacional do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001, nos padrões de gestão de fabricação, como a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nos padrões de gestão de higiene para os produtos alimentícios e nas boas práticas de fabricação (BPFs)1.
O sistema também incorpora as Políticas de Qualidade do Grupo Ajinomoto, os Regulamentos da Garantia da Qualidade Ajinomoto, os Regulamentos para a Garantia da Qualidade, os Padrões de Qualidade e outras regras e requerimentos estabelecidos pelo Grupo ou por cada organização. Com o ASQUA, o Grupo executa atividades de garantia da qualidade de forma minuciosa globalmente, desde a aquisição da matéria-prima até a venda dos produtos, sempre buscando um alto padrão de qualidade. Os requisitos e expectativas dos consumidores/clientes também são prontamente utilizados para melhorar os produtos, serviços e operações dentro da empresa.
1 BPF (Boas Práticas de Fabricação): padrões relativos à gestão de fabricação que têm sido adotados para os produtos.
Composição do ASQUA
Padrões de Qualidade do Grupo Ajinomoto
Os Padrões de Qualidade do Grupo Ajinomoto são estruturados para garantirem que os produtos atendam o nível de qualidade esperado das marcas do Grupo Ajinomoto. Estes padrões rigorosos abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo treinamentos, rotulagem, embalagem, rastreabilidade, entre outros.
Padrões de Qualidade do Grupo Ajinomoto (exemplos):
• Padrão de Avaliação da Qualidade
• Padrão de Treinamento em Qualidade
• Padrão de Controle Halal2
• Padrão de Controle Kosher3
• Padrão de Rotulagem dos Produtos
• Padrão de Controle de Qualidade das
Matérias-Primas
• Padrão de Segurança e Higiene dos Materiais de Embalagem
• Padrão de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para Alimentos
• Padrão de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para Produtos Farmacêuticos
• Padrão de Food Defense4
• Padrão de Rastreabilidade
• Padrão de Tratamento da “Voz do Consumidor/Cliente” (“Voice of Customer”)
• Padrão de Uso Efetivo da “Voz do Consumidor/Cliente” (“Voice of Customer”)
• Padrão de APPCC (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle)
• Padrão de Controle de Qualidade de
Empresas Subcontratadas e Produtos
Adquiridos
• Padrão de Resposta às Reclamações
• Padrão de Determinação de Respostas às Emergências de Qualidade
2 Alimentos que podem ser consumidos na dieta Islâmica.
3 Alimentos que podem ser consumidos na dieta Judaica.
4 Medidas para prevenir a introdução intencional de elementos estranhos nos alimentos. O Grupo Ajinomoto executa um monitoramento em cada etapa do processo, desde a aquisição da matéria-prima até a distribuição do produto, para prevenir que qualquer pessoa introduza substâncias nocivas nos alimentos.
Quadro organizacional para a implementação do ASQUA
Composto por membros da alta administração e subordinado ao Comitê de Gestão, o Comitê da Garantia da Qualidade é a instituição de nível mais elevado da garantia da qualidade no Grupo Ajinomoto. Levando em consideração os feedbacks dos consumidores/clientes, o Comitê cria políticas e planos relacionados à garantia da qualidade do Grupo e, após a aprovação pelo Comitê de Gestão, promove sua implementação nas companhias do Grupo ao redor do mundo, inclusive a Ajinomoto do Brasil. A cada seis meses, o Comitê da Garantia da Qualidade avalia o status da implementação da política e dos planos do Grupo Ajinomoto.
Este quadro garante que todos, desde a alta gerência aos colaboradores da produção e vendas, mantenham uma forte consciência da qualidade do produto e tenham um total comprometimento com o fornecimento de produtos seguros, que mereçam a confiança dos consumidores/clientes.
Certificações
O Grupo Ajinomoto está trabalhando para obter a certificação ISO 9001. Entretanto todas as companhias e fábricas já certificadas, incluindo a Ajinomoto do Brasil, mantêm suas certificações já adquiridas.
O Grupo também está avançando na obtenção da Certificação de Sistemas de Segurança de Alimentos (FSSC) 220006 em múltiplas fábricas, como
parte da Iniciativa Global para Segurança do Alimento (GFSI), de acordo com as solicitações dos consumidores/clientes e exigência de mercado. Da mesma forma, isso também se aplica à Ajinomoto do Brasil.
6 FSSC 22000: Norma estabelecida pela GFSI, criada pela fusão da ISO 22000 (Norma Internacional Para Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos) com a PAS 220 (Programa de Certificação de Segurança de Alimentos Para os Fabricantes de Alimentos).
Acesso às Certificações da Ajinomoto do Brasil
Fábricas da Ajinomoto no Brasil
ASQUA School na América Latina (Brasil)
Desenvolvimento dos recursos humanos para melhorar o nível da garantia da qualidade
O Grupo Ajinomoto utiliza seus programas de desenvolvimento de recursos humanos para melhorar ainda mais a qualidade.
A cada ano, o Grupo avalia seu treinamento de qualidade e cria programas que atendem às necessidades de cada organização e empresa. Os programas são implementados de acordo com um planejamento.
Exemplo de programas para desenvolvimento dos recursos humanos em sistemas de qualidade
Treinamentos Gerais
Comum ao Grupo ao redor do mundo
• Conferência Técnica e Gerencial em Qualidade da Ajinomoto
Ajinomoto Co., Inc.
• Treinamento para os japoneses alocados no exterior (Padrões ASQUA)
• Treinamento para funcionários novos (Educação em satisfação do cliente)
• Treinamento em regulamentações sanitárias (Atividades de garantia da qualidade)
• Treinamento para funcionários novos (Educação em satisfação do cliente)
• Treinamento em regulamentações sanitárias (Atividades de garantia da qualidade)
Educação especializada
Comum ao Grupo ao redor do mundo
• Curso de formação em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
• Escola ASQUA7
Ajinomoto Co., Inc.5
• Sessão de estudo sobre avaliação da qualidade
• Sessão de estudo sobre auditoria da qualidade
Comum ao Grupo no Japão
• Sessão de estudo da alta gerência sobre qualidade
• Programa de treinamento sobre satisfação do cliente
• Formação de auditor interno da ISO 9001 (aquisição de novas qualificações)
• Seminário de auditoria da qualidade
• Sessão de estudo sobre rotulagem de alimentos
• Briefing sobre as tendências das iniciativas governamentais em alimentos, etc.
7 Treinamento para aprimorar e compartilhar conhecimento especializado em garantia de qualidade, com foco no Sistema Ajinomoto de Garantia da Qualidade (ASQUA).
Empresas individuais
Implementação de diversos programas educacionais relacionados à qualidade, incluindo temas que abordam as normas ISO 9001, as boas práticas de fabricação (BPF) e segurança de alimentos. Na Ajinomoto do Brasil, contamos ainda com um programa para a disseminação da cultura da qualidade e treinamentos específicos voltados para desenvolvimento e capacitação.
Atividade de análise e solução de problemas, realizada com equipes multidisciplinares no programa Qualitude.
Workshop de qualidade, realizado em uma das
fábricas da Ajinomoto.
Qualidade Assegurada