Olimpíadas
Rafael Silva fatura ouro e prata no Pan-Americano de judô
Atleta do Time Ajinomoto ficou em segundo lugar na categoria + 100 kg e venceu a competição por equipes mistas
São Paulo, abril de 2024 – Na última competição antes do Campeonato Mundial de Abu Dhabi (Emirados Árabes), Rafael Silva, o Baby, integrante do Time Ajinomoto, saiu com duas medalhas ao final do Campeonato Pan-Americano e Oceania de judô, encerrado no último domingo, no Rio de Janeiro.
No sábado (27), Rafael Silva ficou com a medalha de prata entre os pesos pesados. O atleta do Time Ajinomoto venceu duas lutas para chegar à final. A primeira, contra o mexicano Victor Ochoa por ippon, após 32 segundos de combate. Na sequência, superou o cubano Jonathan Loynaz, por conta das punições do adversário. Na final, ele enfrentou o também cubano e seu grande rival, Andy Granda, e acabou derrotado pelas punições.
No domingo (28), Rafael Silva integrou o time brasileiro que venceu a competição por equipes mistas. Na decisão, o Brasil superou Cuba por 4 a 1 e como a categoria + 100 kg não foi sorteada para a disputa, Baby não precisou entrar no tatame.
O domingo também marcou a atualização do ranking mundial da IJF (Federação Internacional de Judô), no qual Rafael Silva aparece na 11ª posição, com 3.846 pontos, melhorando uma colocação em relação ao ranking anterior.