Olimpíadas
Palestra sobre orientação nutricional é destaque durante o Open Ajinomoto Aspirante de judô
Com presença do medalhista olímpico Rafael Silva, encontro realizado no Sport Club Corinthians Paulista no sábado (20) mostrou os benefícios da alimentação saudável por meio do programa nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”
Mais de 1.600 atletas representando a nova geração do judô paulista estiveram presentes no último sábado (20), no Ginásio Wlamir Marques, no Sport Club Corinthians Paulista, para a realização do Open Ajinomoto Aspirante, evento organizado pela Federação Paulista de Judô (FPJ), que mantém parceria com a Ajinomoto do Brasil. A competição também abriu espaço para difundir o conhecimento sobre nutrição esportiva.
Durante as disputas, um salão anexo ao ginásio recebeu cerca de 100 pessoas, entre atletas e público em geral, para acompanhar uma palestra sobre o programa nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, conduzida pelo nutricionista Alan Nagaoka, consultor da Ajinomoto do Brasil, e que teve participação especial do judoca Rafael Silva, o Baby, integrante do Time Ajinomoto, duas vezes medalhista olímpico e que foi homenageado antes do início da competição pela recente conquista da medalha de bronze no Mundial de Doha (Qatar).
“Todo movimento que aproxima o atleta de alto rendimento das pessoas que querem entender um pouco mais de esporte, entender o nosso processo para chegar a uma medalha olímpica ou mundial, é muito bacana. Contar como é o dia a dia, a rotina, o que nos motiva a lutar. Isso é algo inesquecível para quem participa de um encontro como esse”, explicou Rafael Silva. O judoca também pôde explicar como utiliza o programa nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®” na sua rotina.
“Para mim, são todas as medidas que eu tomo para tornar o resultado possível de ser alcançado. Ao se alimentar bem, você descansa melhor e depois treina melhor. Alimentação não é só comer pensando no que vai gastar no treino. Isso faz parte de uma coisa maior, você se sente bem comendo. O Kachimeshi® é um conceito muito amplo, que incluí também o descanso entre os treinos, e tudo isso tem me ajudado a alcançar os resultados”, explicou Baby.
Durante a palestra, Alan Nagaoka explicou a definição de Kachimeshi® (“Alimentação para Vencer”), usado pelo comitê olímpico japonês desde 2003 e que chegou ao Brasil em 2019. “É um programa que visa uma alimentação equilibrada e saborosa. Isso não significa que o atleta não pode comer comidas gostosas. Podemos transformar essa alimentação saudável em saborosa”, afirmou.
O nutricionista explicou de forma prática como montar pratos equilibrados por meio de três grupos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores. Todos são montados de acordo com o nível de treinamento do atleta. “Na hora de montar o prato, é preciso saber qual é a minha prioridade. Esta é uma das funções do Kachimeshi®”, afirmou Nagaoka. Ele também ressaltou que, embora a alimentação seja uma atividade prazerosa, você não pode comer tudo o que deseja. “Mas a gente pode aprender a ter prazer em comer e esse é um dos objetivos que a Ajinomoto quer trazer para os atletas e todas as pessoas. Fazer uma alimentação saudável e saborosa.”
Homenagem
Antes da abertura do Open Ajinomoto Aspirante de judô, o presidente da FPJ, Alessandro Puglia, realizou uma homenagem a três diretores da Ajinomoto do Brasil que estavam presentes no evento: Katsutoshi Saito – Diretor Superintendente (Divisão Food); Tomohiko Nakaya – Diretor Geral (Divisão AminoScience); e Yoichiro Imura – Diretor de Operações (Divisão Food).
“No esporte, precisamos de parceiros e a Ajinomoto vem contribuindo para transformar o judô de São Paulo. Temos muita gratidão pelo investimento que a empresa faz há anos na nossa modalidade”, afirmou o dirigente.