Olimpíadas
Novo ranking deixa Rafael Silva elegível para participar do Mundial de judô em Doha
Além da lista atualizada nesta segunda-feira (3) pela Federação Internacional, o atleta do Time Ajinomoto também cumpriu critério técnico estabelecido pela CBJ
O ranking divulgado pela Federação Internacional de Judô (IJF), na última segunda-feira (3), abriu as portas para Rafael Silva, o Baby, participar do próximo Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá entre 7 e 14 de maio na cidade de Doha, no Qatar. O atleta do Time Ajinomoto aparece na oitava posição na categoria + 100 kg, com um total de 3.738 pontos, e está elegível para disputar a competição, segundo a IJF. A entidade que comanda o judô mundial estabeleceu como critério para selecionar os participantes no Mundial que esteja entre os 100 melhores do ranking.
Além disso, o judoca brasileiro, duas vezes medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos – Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016 – também cumpriu um critério técnico estabelecido pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô): o de conquistar ao menos duas medalhas no circuito internacional até a data do fechamento do ranking para a disputa do Mundial de Doha.
Baby ganhou em 2023 duas medalhas de bronze, sendo uma no Grand Slam de Tel Aviv (ISR), em fevereiro, e outra no Grand Prix de Portugal, em janeiro.
Agora, o integrante do Time Ajinomoto aguarda a convocação oficial da seleção brasileira pela comissão técnica da CBJ, ainda sem data definida.