Olimpíadas
Henrique Avancini encerra participação no Campeonato Mundial de ciclismo mountain bike fora do pódio

Atleta do Time Ajinomoto terminou em 7º lugar na prova do short track (XCC), não repetindo a medalha de prata conquistada na edição do torneio em 2021
Terminou de forma frustrante a participação de Henrique Avancini, integrante do Time Ajinomoto, no Campeonato Mundial de ciclismo mountain bike, encerrado neste final de semana em Les Gets, na França. O principal nome da modalidade no Brasil, que vinha enfrentando diversos problemas físicos na atual temporada, buscava ao menos repetir o vice-campeonato que obteve na prova do short track (XCC), na edição de 2021. Porém, uma queda na reta final da prova, quando estava entre os líderes, acabou atrapalhando os planos e ele finalizou em 7º lugar.
O XCC é uma modalidade no mountain bike na qual os ciclistas disputam a prova em um trajeto mais curto do que no cross country olímpico (XCO). Por causa de uma infecção pulmonar que inclusive o tirou de ação de uma etapa da Copa do Mundo, Avancini concentrou a preparação para este Mundial justamente para o XCC.
A estratégia estava funcionando na prova realizada na sexta-feira (26). O atleta do Time Ajinomoto ficou no pelotão dos líderes durante toda a competição, porém na penúltima volta, Avancini sofreu uma queda que inclusive acabou derrubando outros adversários. Com isso, não teve mais como alcançar os primeiros colocados, tendo que se contentar com a sétima colocação.
No domingo (27), houve a disputa do XCO, a principal do Mundial e que também é a mesma realizada nos Jogos Olímpicos. Por causa da infecção pulmonar, Henrique Avancini priorizou sua preparação para o XCC e buscou obterá melhor colocação possível. No final, ele completou o percurso na 35ª posição.