Not support Recaptcha Ir direto ao conteúdo
Ajinomoto do Brasil
Seta
Região País/Região
Seta

Olimpíadas

Em seu terceiro ano no país, Projeto Vitória segue contribuindo para o desenvolvimento do esporte brasileiro

Na marca de dois anos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o projeto criado pelo Grupo Ajinomoto reforça o compromisso de incentivar a alimentação equilibrada por meio do esporte

 

São Paulo, julho de 2022 – Esta terça-feira, dia 26 de julho, marca exatamente dois anos para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. Com isso, aumenta a ansiedade para que os torcedores possam acompanhar as emoções da maior festa do esporte mundial. Neste mesmo espírito, a Ajinomoto do Brasil também tem motivos para festejar. Afinal, em julho completam-se três anos do Projeto Vitória no Brasil, uma iniciativa criada pelo Grupo Ajinomoto em 2003 e que foi implantada no país em 2019, com a criação do Time Ajinomoto. Com a presença de alguns dos principais atletas olímpicos e paralímpicos do país, o Projeto Vitória vem buscando ao longo destes anos contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro por meio da conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

“Desde a chegada do Projeto Vitória ao Brasil, em 2019, estamos difundindo conhecimento sobre nutrição, com base em dois pilares: a alimentação, por meio do programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer, que incentiva uma refeição equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta; e a suplementação, por meio dos produtos da marca aminoVITAL®, suplemento alimentar, composto por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas que praticam esportes de alta intensidade”, explica o gerente de negócios em Nutrição Esportiva da Ajinomoto do Brasil, André Igi de Freitas.

Em seu terceiro ano de existência, o Projeto Vitória estabelece o apoio a 18 atletas olímpicos e paralímpicos, número que pode aumentar até os Jogos de Paris. Para este ciclo, a empresa também ampliou os investimentos em 15% em relação ao anterior. Estes valores incluem patrocínios, parcerias com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e FPJ (Federação Paulista de Judô), além de ações relacionadas ao programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer. A empresa segue em processo de renovação de parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Entre os atletas que integram o Time Ajinomoto, estão Ana Marcela Cunha, medalha de ouro nas águas abertas nos Jogos de Tóquio;  Henrique Avancini, vice-líder do ranking mundial de ciclismo mountain bike; Rafael Silva, duas vezes medalhista olímpico no judô (Londres, em 2012, e Jogos do Rio, em 2016); Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico (Jogos do Rio e de Tóquio) e recordista mundial no atletismo, na prova dos 100 m classe T47 (atletas amputados para membros superiores); e Alana Maldonado, primeira brasileira campeã paralímpica de judô, em Tóquio, na categoria 70 kg. 

Balanço positivo

Ao fazer uma análise dos primeiros três anos do Projeto Vitória, André Igi de Freitas destaca diversas metas alcançadas pela iniciativa da Ajinomoto. “Neste período, os atletas receberam o suporte nutricional do programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer e o fornecimento do aminoVITAL®. Além disso, em parceria com COB e CPB, fizemos diversos seminários, webinars, dinâmicas e acreditamos ter impactado mais de 1.000 atletas, entre alta performance e categorias de base, conscientizando-os da importância da alimentação equilibrada”, afirmou.

O executivo lembra que durante o período dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Grupo Ajinomoto esteve presente em todas as sete bases de aclimatação do COB no Japão com o “Restaurante Kachimeshi®”, ilustrando a forma adequada de alimentação. “Por meio de banners e jogos americanos, pudemos mostrar como montar os pratos de acordo com a necessidade energética de cada atleta”, comentou Freitas.

“Também fornecemos o suplemento alimentar aminoVITAL® para contribuir com a performance e recuperação dos atletas no período de aclimatação e competição. Por isso, acreditamos ter contribuído para a campanha histórica do Brasil em Tóquio”, completou. Na última Olimpíada, o Brasil alcançou o seu recorde de medalhas na história dos Jogos, 21 no total (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze).

Para os próximos anos, além de seguir incentivando os hábitos saudáveis no dia a dia e proporcionar saúde e bem-estar para a população, o Projeto Vitória manterá seus pilares voltados aos atletas de alta performance, que são nutrição, treino e descanso, mas pretende ir além. “Entendemos que as categorias de base têm maior carência e menos informação sobre alimentação equilibrada. Assim, neste novo ciclo, além dos atletas olímpicos e paralímpicos de alta performance, também queremos contribuir com suporte nutricional aos atletas jovens e seus responsáveis, implementando o programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer em suas rotinas diárias”, afirmou o executivo.

Sobre o Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional, como a orientação sobre o uso de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

Race Comunicação
Tel.: (11) 2894-5607/2548-0720

Marcelo Laguna – Cel.: (11) 99184-7864 – marcelolaguna@agenciarace.com.br
Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746 – wilsonbarros@agenciarace.com.br

Você sabia que a Ajinomoto não faz só produtos alimentícios?

Também somos líderes na produção de aminoácidos e trabalhamos fornecendo matérias-primas e produtos para diversas áreas.

Conheça

Notícias

Saiba mais sobre nossas ações e novidades!