Olimpíadas
Douglas Brose e Valéria Kumizaki chegam ao Campeonato Mundial de Karatê em busca de novos pódios
Competição, que acontecerá em Dubai (Emirados Árabes) a partir do próximo dia 16, é o grande objetivo dos caratecas do Time Ajinomoto em 2021
São Paulo, novembro de 2021 – Chegou a hora da principal competição do karatê internacional. O Campeonato Mundial de Dubai, nos Emirados Árabes, que começa no próximo dia 16 (terça-feira), reunirá os melhores caratecas do planeta, entre eles dois integrantes do Time Ajinomoto. Para Douglas Brose e Valéria Kumizaki, o evento no Golfo Pérsico representará o grande objetivo para a parte final desta temporada. E ambos estão confiantes em uma grande campanha em Dubai.
“As expectativas são muito boas para este Mundial. Acabei de ser campeão pan-americano pela sétima vez e agora vou em busca do meu tricampeonato mundial. Sinto que estou muito bem preparado, fisicamente e mentalmente”, afirmou Douglas Brose, que ficou com a medalha de ouro na competição em 2010, em Belgrado (Sérvia) e 2014 em Bremen (Alemanha). “Estou muito empolgada. Este será meu nono mundial e me sinto como se estivesse indo para o primeiro”, comentou Valéria Kumizaki, que em 2016, na Áustria, ficou com o vice-campeonato em sua categoria (55 kg).
Representante da categoria até 60 kg, Douglas teve desafios a mais na fase de preparação, como a redução de competições. Ainda assim, acredita que fez uma ótima preparação, o que não diminuí a dificuldade que encontrará em Dubai. “Minha categoria terá neste Mundial 76 participantes e creio que já enfrentei uns 25 deles. Difícil apontar quais serão os favoritos, todos chegarão forte na competição”, disse o carateca brasileiro. Ele acredita que três deles, diante dos bons resultados na temporada, merecem uma atenção especial: Eray Samdan, da Turquia, Kaisar Alpysbay, do Cazaquistão, Angelo Crescenzo, da Itália.
Entre as mulheres, Valéria Kumizaki também prefere não apontar suas principais rivais. “São muitas meninas excelentes, difícil citar uma ou outra. Mas estou muito focada em buscar uma nova medalha”, afirmou a carateca brasileira, que encontrou uma motivação extra nesta reta final de preparação. “Estou novamente ocupando o segundo lugar do ranking mundial. Muito feliz por estar novamente entre as melhores da minha categoria, após ter superado algumas lesões e conquistado duas medalhas em três torneios internacionais que disputei”, disse a atleta do Time Ajinomoto.
O Mundial também é encarado pelos dois atletas como a principal competição na temporada. “Com o karatê fora do próximo ciclo olímpico, voltamos a ter o Campeonato Mundial o principal objetivo, além é claro dos Jogos Pan-Americanos. Mas agora voltamos a ter como foco no Mundial. Toda a minha carreira foi construída em cima de títulos mundiais. Tenho quatro medalhas nesta competição, sou bicampeão e tenho a meta pessoal de conquistar esse tricampeonato”, comentou Douglas Brose.
“No karatê, o Mundial acontece de dois em dois anos. É uma competição muito importante. Ser campeão mundial, para nós atletas, tem um valor tão grande quanto conquistar uma medalha olímpica”, afirmou Valéria Kumizaki.
Como integrantes do Time Ajinomoto, os dois atletas recebem suporte nutricional e acesso ao programa de educação nutricional Alimentação para Vencer – Kachimeshi®, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada um. Parte desse suporte nutricional é representada pelo produto aminoVITAL® GOLD, suplemento alimentar composto por nove aminoácidos essenciais, que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
Race Comunicação
Tel.: (11) 2894-5607/2548-0720
Marcelo Laguna – Cel.: (11) 99184-7864 – marcelolaguna@agenciarace.com.br
Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746 – wilsonbarros@agenciarace.com.br