Olimpíadas
Campanha histórica dos atletas do Time Ajinomoto no Pan de Santiago teve apoio do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®
Das 205 medalhas conquistadas pelo Brasil na última edição dos Jogos Pan-Americanos, 14 foram obtidas pelos integrantes do Projeto Vitória
Encerrado no último dia 5 de novembro, os Jogos Pan-Americanos de Santiago foram históricos para o esporte brasileiro. O país terminou em segundo lugar na classificação final, com 205 medalhas no total, sendo 66 de ouro – feitos nunca alcançados na história da competição. Mas os resultados no Chile também contaram com a participação fundamental dos atletas do Time Ajinomoto.
Parte integrante do Projeto Vitória, uma iniciativa da Ajinomoto criada no Japão em 2003 e que chegou ao Brasil em 2019, o Time Ajinomoto reúne uma equipe de atletas olímpicos e paralímpicos. Um de seus pilares fundamentais é apoiar estes atletas através do suporte nutricional, incluindo a ingestão de aminoácidos com os suplementos da marca aminoVITAL® e o programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi®, que visa uma dieta equilibrada, saborosa e que atenda às necessidades específicas de cada atleta.
No Pan de Santiago, o segundo realizado desde que o Projeto Vitória começou, os sete representantes do Time Ajinomoto que estiveram na delegação brasileira contribuíram com nada menos do que 14 medalhas, sendo duas de ouro, oito de prata e quatro de bronze. Nesta campanha, eles tiveram o apoio fundamental do programa Alimentação para Vencer – Kachimeshi® na conquista destes resultados.
Para seguirem as orientações nutricionais necessárias durante os Jogos, os atletas estavam em contato permanente com a nutricionista esportiva e consultora da Ajinomoto do Brasil, Caroline Yoshioka. “Nos Jogos Pan-Americanos, o Programa Kachimeshi® foi facilmente adaptado, pois os atletas ficaram hospedados na Vila Pan-Americana, onde existe uma oferta mais diversificada de alimentos, respeitando as diferentes culturas dos países participantes”, explicou.
Além de eles terem a hidratação e alimentação adaptadas aos horários de treino, competição e clima em Santiago, Caroline disse que o feedback dos atletas foi fundamental para um planejamento correto e assertivo. “As sugestões de pré-treino e pré-jogo são baseadas em uma oferta maior de energia, com micronutrientes que potencializem a resposta fisiológica dos atletas em termos de fadiga e recuperação muscular”, afirma a nutricionista, lembrando ainda da importância da utilização da suplementação com os aminoácidos.
“O aminoVITAL® GOLD foi ingerido entre os treinos, quando os atletas realizavam dois no mesmo dia e necessitavam ter uma recuperação mais rápida. O suplemento da Ajinomoto também foi utilizado para otimizar a resposta da síntese proteica e recuperação pré e pós-competições. Após cada competição, o atleta necessitava de atenção para fornecer nutrientes de qualidade para que o corpo tivesse um respaldo positivo em termos de fadiga, reflexo (influenciado pela fadiga) e força. O trabalho comportamental da nutrição com o Kachimeshi® influenciou os atletas às escolhas funcionalmente importantes para o próprio corpo. Palatáveis, mas principalmente funcionais”, completou Caroline Yoshioka.
O apoio aos integrantes do Time Ajinomoto seguirá aos atletas paralímpicos, que a partir desta sexta-feira (17) vão disputar os Jogos Parapan-Americanos de Santiago.
As medalhas conquistadas pelos atletas no Pan-Americano de Santiago:
Águas abertas
Ana Marcela Cunha: prata (10 km)
Ginástica artística
Arthur Nory: ouro (barra fixa), prata (solo e salto sobre a mesa) e bronze (equipe)
Judô
Rafael Silva: prata (equipe mista) e bronze (peso pesado/ + 100 kg)
Natação
Fernando Scheffer: ouro (revezamento 4 x 200 m livre)
Tênis de mesa
Bruna Takahashi: prata (individual, duplas femininas e duplas mista) e bronze (equipe)
Giulia Takahashi: prata (duplas femininas) e bronze (equipe)