Olimpíadas
Caio Souza encerra participação no Pan-Americano de ginástica artística com quatro medalhas
O ginasta do Time Ajinomoto faturou três medalhas de ouro e uma de prata no torneio continental, encerrado domingo (26), na Colômbia
São Paulo, maio de 2024 – Em seu retorno às competições do individual geral, o ginasta Caio Souza, integrante do Time Ajinomoto, finalizou da melhor forma possível sua participação no Campeonato Pan-Americano de ginástica artística, disputado em Santa Marta, na Colômbia. O brasileiro volta para o Brasil com quatro medalhas na bagagem, sendo três de ouro (por equipes e individual geral e no salto) e uma de prata (barra fixa).
Após ficar seis meses afastado das competições, por causa do rompimento total do Tendão de Aquiles, Caio retornou em fevereiro para participar da Copa do Mundo por aparelhos, em busca de uma vaga olímpica. Mesmo com o objetivo não sendo alcançado – ele ainda aguarda a convocação da Confederação Brasileira de Ginástica para a vaga não nominal a qual o Brasil tem direito – o atleta do Time Ajinomoto seguiu firme em sua preparação, visando o Pan-Americano da Colômbia. E o resultado foi o melhor possível.
“Foi uma honra poder representar mais uma vez o meu país e voltar a competir o individual geral. Em 2023, tive uma ruptura no Tendão de Aquiles, foram meses de reabilitação para poder estar aqui nesta competição e conquistar mais títulos para o Brasil. O Pan-Americano foi difícil, o calor em Santa Marta estava muito forte, mas consegui administrar bem essa questão e alcançar um bom desempenho em minhas provas”, disse Caio Souza.
O individual geral reúne os melhores generalistas na ginástica artística, ou seja, os atletas que conseguem apresentar um alto nível competitivo em todos os seis aparelhos no gênero masculino: solo, salto, barra fixa, cavalo com alças, argolas e paralelas.