Olimpíadas
Após medalhas no Canadá, Rafael Silva é confirmado na equipe que vai aos Jogos Pan-Americanos de Santiago
Principal judoca peso pesado do Brasil, o integrante do Time Ajinomoto conquistou duas medalhas do Pan da modalidade e foi chamado para disputar o Pan do Chile
Nome mais experiente do judô brasileiro e principal peso pesado do país (acima de 100 kg), Rafael Silva, o Baby, tem presença confirmada na equipe brasileira que estará em ação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), no final de outubro. A lista da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) foi anunciada nesta segunda-feira (18), com o atleta do Time Ajinomoto, duas vezes medalhista olímpico, sendo escolhido como o representante na categoria + 100 kg.
Na capital chilena, as disputas irão acontecer no Centro de Esportes de Contato do Parque Estádio Nacional, principal local de competições do Pan. O torneio de judô acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro, das 10h às 13h (eliminatórias) e das 15h às 17h (disputa de medalhas). A disputa da categoria de Baby (+ 100 kg) será no do dia 30. No dia 31, acontecerá a competição por equipes mistas, que pela primeira vez será realizada em um Pan-Americano.
Medalhas em Calgary
Antes da convocação para o Pan de Santiago, Rafael Silva cumpriu jornada com a equipe brasileira de judô em Calgary, no Canadá, onde participou do Campeonato Pan-Americano e da Oceania, encerrado no último domingo. Na final dos pesados, o brasileiro encarou o cubano Andy Granda na decisão. Fez uma luta equilibrada, mas após sofrer três punições, foi derrotado e ficou com a medalha de prata. Depois, ele fez parte da equipe mista, que conquistou a medalha de ouro no torneio.