Olimpíadas
Ana Marcela Cunha e Ulan Galinski vencem o Prêmio Brasil Olímpico edição 2024

Integrantes do Time Ajinomoto venceram a votação organizada pelo COB que elege os melhores atletas do esporte olímpico brasileiro na temporada
São Paulo, dezembro de 2024 – Mais uma vez o Time Ajinomoto, equipe formada por atletas olímpicos e paralímpicos e que faz parte do Projeto Vitória, será representado no Prêmio Brasil Olímpico. No evento organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) que elege os destaques da temporada, foram escolhidos como os melhores de suas modalidades a nadadora Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Ulan Galinski, do ciclismo mountain bike.
Maior nome da maratona aquática do país e medalha de ouro na prova dos 10 km dos Jogos de Tóquio-2020, Ana Marcela conquistou o Brasil Olímpico pela 12ª vez, sendo a oitava consecutiva. A primeira vez foi em 2008 e, desde então, ganhou como melhor atleta em águas abertas em 2010, 2012, 2014, 2015 e desde 2017 vem mantendo a hegemonia em sua modalidade.
Na temporada 2024, a integrante do Time Ajinomoto por pouco não voltou ao pódio olímpico, terminando na quarta colocação da prova dos 10 km nos Jogos de Paris. No final de novembro, ela confirmou mais uma conquista, ao assegurar o heptacampeonato da Copa do Mundo de águas abertas, competição anual e uma das mais importantes do calendário.
Principal nome da nova geração do ciclismo mountain bike, o ciclista Ulan Galinski estreia como destaque da modalidade, um ano após a aposentadoria de Henrique Avancini, seis vezes campeão do Prêmio Brasil Olímpico. O ciclista baiano disputou sua primeira olimpíada em Paris-2024, tendo ficado em 21º lugar na prova do cross country (XCO).
O Prêmio Brasil Olímpico, que chega à sua 25ª edição, tem seus vencedores escolhidos por um colégio eleitoral formado por dirigentes, integrantes da Comissão de Atletas, ex-atletas e personalidades do esporte. A cerimônia deste ano está marcada para acontecer dia 11 de dezembro, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ).