Olimpíadas
Ana Marcela Cunha e Henrique Avancini ganham mais uma vez o Prêmio Brasil Olímpico
Integrantes do Time Ajinomoto brilharam na votação organizada pelo COB, que escolhe anualmente os melhores atletas olímpicos do Brasil
São Paulo, dezembro de 2023 – Os atletas do Time Ajinomoto foram destaque no resultado do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e que foi anunciado neste domingo (3). Ana Marcela Cunha, um dos maiores nomes do mundo nas águas abertas, e Henrique Avancini, principal nome do ciclismo mountain bike do Brasil e que irá se aposentar das competições no final do ano, foram escolhidos os melhores de suas modalidades. A cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 15, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico, que chega à sua 24ª edição neste ano, são escolhidos através de um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.
Atual campeã olímpica nas águas abertas (título conquistado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021), Ana Marcela Cunha conquistou o troféu pela 11ª vez, sendo a sexta consecutiva. A primeira vez foi em 2008 e desde então, ganhou como melhor atleta em águas abertas em 2010, 2012, 2014, 2015 e desde 2017 vem mantendo a hegemonia em sua modalidade.
Na temporada 2023, Ana Marcela Cunha teve como principal resultado a medalha de prata conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no mês de outubro.
Henrique Avancini, principal responsável por colocar o Brasil no mapa do ciclismo mountain bike internacional, se despedirá das competições no final deste ano. Ainda assim, mostrou que é uma referência na modalidade ao ganhar o Prêmio Brasil Olímpico pela nona vez. Começou a colecionar os troféus em 2013 e com exceção de 2016, venceu em todas as edições.
Em 2023, Avancini conquistou pela segunda vez o título da categoria Maratona, durante o Campeonato Mundial de Glasgow, repetindo a conquista de 2018.