Olimpíadas
Ana Marcela Cunha, do Time Ajinomoto, conquista medalha de bronze e garante vaga olímpica no Mundial de Doha
A nadadora baiana, atual campeã olímpica de águas abertas, garantiu um lugar nos Jogos de Paris na prova dos 10 km e ficou em 3° nos 5 km, sua 17ª medalha na história da competição
São Paulo, fevereiro de 2024 – A nadadora Ana Marcela Cunha ampliou sua coleção de medalhas em Mundiais de Esportes Aquáticos. Nesta quarta-feira (7), a atleta do Time Ajinomoto, atual campeã olímpica de águas abertas, ficou com a medalha de bronze na prova dos 5 km. Foi a 17ª medalha da baiana em campeonatos mundiais. O maior prêmio, contudo, veio no sábado (3): ao terminar em 5º lugar nos 10 km, Ana Marcela assegurou sua classificação para os Jogos de Paris, em julho.
Na prova desta quarta-feira, Ana Marcela brigou até o final pela medalha de ouro, completando o percurso com o tempo de 57min36s80. A prova foi vencida pela holandesa Sharon Van Rouwenaal e a prata foi para a australiana Chelsea Gubeka.
“Nossa meta era estar com a vaga garantida. Hoje, o Fabrizio (Antonelli, seu treinador), disse que a gente já tinha cumprido o que tinha que fazer e que agora era o momento de me divertir. Tive um pouco de dificuldade de aceleração, de manter o ciclo das braçadas. Vi que não teria como ficar com o ouro, mas que daria para garantir a medalha e deu certo”, afirmou Ana Marcela, em entrevista ao SporTV.
No sábado, a atleta do Time Ajinomoto comemorou muito o objetivo alcançado, quando poderá defender seu título olímpico em Paris. “É muito importante saber que terei uma nova oportunidade para poder fazer história. Agora, vou ter seis meses em casa para conseguir dar sequência aos treinos e competições. Estou muito feliz e espero encerrar esse ciclo”, disse a nadadora.
Será a quarta participação olímpica de Ana Marcela Cunha, que já disputou os Jogos de Pequim-2008, Rio-2016 e Tóquio-2020.
Nesta quinta-feira (8), Ana Marcela encerrou sua participação no Mundial de Doha, participando da prova do revezamento misto 4 x 1.500 m. Ao lado de Viviane Jungblut, Pedro Farias e Henrique Figueirinha, a atleta do Time Ajinomoto integrou a equipe do Brasil que ficou na oitava colocação, completando a prova em 1h05min36s20.