Olimpíadas
Ana Marcela Cunha conquista a medalha de bronze no Mundial de águas abertas no Japão

Atual campeã olímpica da modalidade na prova dos 10 km, atleta do Time Ajinomoto ficou em terceiro lugar na disputa dos 5 km, alcançando seu 16º pódio em mundiais de águas abertas
Cerca de oito meses após passar por uma cirurgia no ombro, Ana Marcela Cunha mostra porque é um dos maiores nomes da natação em águas abertas do mundo. A atleta do Time Ajinomoto conquistou nesta segunda-feira (17) sua 16ª medalha em Campeonatos Mundiais, ao ficar com o bronze na prova dos 5 km no Mundial de Fukuoka, no Japão. O resultado também foi uma superação para a nadadora, que na sexta-feira (14) ficou em quinto lugar na prova dos 10 km e perdeu a chance de garantir antecipadamente sua classificação para os Jogos de Paris, em 2024.
“Acho que o mais importante era me reencontrar. Essa medalha vale um ouro para mim. Só tenho que agradecer a todos que trabalharam para que eu chegasse até aqui. São muitas mudanças que vão acontecer e estou pronta para isso”, disse Ana Marcela ao Sportv após a prova, na qual ela era bicampeã (2019 e 2022). A atleta do Time Ajinomoto, medalha de ouro nos 10 km nos Jogos de Tóquio 2020, finalizou na terceira posição com o tempo de 59min33s90. A medalha de ouro ficou com a alemã Leonie Beck, com a holandesa Sharon van Rouwendaal terminando na segunda colocação.
Ana Marcela também fez questão de agradecer ao apoio de seus patrocinadores e da equipe médica do COB (Comitê Olímpico do Brasil), que segundo ela foram fundamentais para que ela conseguisse se recuperar a tempo da cirurgia no ombro para participar do Mundial de Fukuoka. “Nem era para eu estar aqui, oito meses é um tempo muito curto, mas eles fizeram de tudo para acelerar minha recuperação”, afirmou a nadadora.
Nesta quarta-feira (19), Ana Marcela Cunha buscará uma nova medalha no Mundial de Fukuoka, desta vez no revezamento misto 4 x 1.500 m, prova que disputará pela primeira vez em Mundiais.