Olimpíadas
Alana Maldonado volta com medalha em torneio no Egito
Integrante do Time Ajinomoto, atleta do judô paralímpico ficou com o bronze no GP de Alexandria. Thiego Marques também disputou a competição, mas perdeu a disputa do terceiro lugar
Em sua segunda competição em 2023, a paulista Alana Maldonado, atleta do judô paralímpico e integrante do Time Ajinomoto, voltou a subir ao pódio. Desta vez, ela ficou com a medalha de bronze no Grand Prix IBSA de Alexandria, no Egito, encerrado nesta terça-feira (14). Em fevereiro, ela havia conquistado o ouro na etapa de Almada, em Portugal.
Atual campeã paralímpica e bicampeã mundial na categoria até 70 kg J2 (que reúne atletas que tenham percepção de vulto ou definição de imagem), Alana Maldonado estreou com vitória contra a georgiana Ida Kaldani, justamente a adversária que havia derrotado na final dos Jogos de Tóquio, em 2021. Na sequência, enfrentou a chinesa Yue Wang, que foi bronze nas últimas Paralimpíadas, mas lutando uma categoria abaixo (63 kg). Em um combate equilibrado, a brasileira foi derrotada no golden score.
Alana saiu da luta sentindo um desconforto no joelho direito e, mesmo sem condições ideais, voltou ao tatame para o terceiro duelo (o sistema de disputa da chave previa confronto de todas contra todas), contra Khanin Huseynova, do Azerbaijão. Ela vencia o combate na pontuação, mas preferiu desistir por precaução. Como já tinha vencido uma luta, assegurou ao menos a medalha de bronze.
O GP de Alexandria também contou com a participação de outro integrante do Time Ajinomoto, Thiego Marques, da categoria até 60 kg J2. Ele chegou à disputa do bronze, mas perdeu sua luta e terminou o torneio na quinta colocação.
O Grand Prix IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos, na sigla em inglês) soma pontos para o ranking que ajudará a distribuir as vagas do judô nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. As próximas etapas estão marcadas para Baku (AZE), em setembro, e Tóquio (JAP), em dezembro.