Inovação
Ajinomoto do Brasil utiliza automações na área de Recursos Humanos para tornar processos mais ágeis, fluidos e produtivos
São Paulo, agosto de 2022 – Uma área de Recursos Humanos bem estruturada é indispensável em qualquer empresa que pretenda crescer de maneira estável e sustentável. Além de cuidar de todos os processos internos priorizando a integridade, a área contribui para o bom funcionamento da empresa e zela pelo bem-estar dos colaboradores, sendo fundamental sempre acompanhar o ritmo das mudanças pelas quais passa a sociedade.
Assim, a Ajinomoto do Brasil está atenta a novidades que possam agregar e inovar, entendendo de que forma é possível facilitar processos e torná-los mais ágeis, bem como ajudar a tornar o ambiente profissional mais equitativo, produtivo e sustentável.
Entre as iniciativas da Ajinomoto do Brasil, o diretor executivo de Recursos Humanos da empresa, Fábio Luiz Ceregatto, destaca o RPA, Automação Robótica de Processos (Robotic Process Automation em inglês), um processo que automatiza as atividades manuais de temas burocráticos como pagamentos, benefícios, lançamentos em sistemas e envio de cartão de ponto, entre outras funções que demandam muita rotina operacional. Outra tecnologia que chegou para inovar foi a criação de um Chatbot (aplicativo de conversação), que permite de maneira clara e democrática o acesso dos funcionários a todas as informações da empresa como regulamento interno, políticas, temas relacionados à benefícios, etc. Dessa forma, permite-se de maneira mais ampla que todos tenham acesso às informações que são de seu direito, valorizando, assim, todos os colaboradores de forma sustentável.
Além disso, o executivo explica como o algoritmo auxiliou numa visão mais apurada e assertiva dentro da companhia: “Durante o planejamento de gestão de recursos, os algoritmos de inteligência artificial nos auxiliam a ganhar tempo na análise qualitativa dos dados disponíveis transformando-os de maneira ágil em informações valiosas, que agregam valor no processo de tomada de decisão baseado em dados. Dessa forma, os funcionários ganham qualidade de vida, aprendizado e performance e a empresa alcança maior produtividade, qualidade e sustentabilidade em seus processos.”
A empresa também fechou parceria com uma startup de recrutamento e seleção que utiliza a inteligência artificial para análise dos candidatos, direcionando-os às vagas mais adequadas, conta Fábio Luiz Ceregatto. “Somado a isso, após a efetivação dos candidatos, uma parceria com outra startup auxilia na gestão de documentos admissionais; o novo funcionário faz o upload de todos os documentos necessários sem nenhuma necessidade de interação do time de RH”, completa.
O investimento em inovações tecnológicas dentro da área de recursos humanos é benéfico ao ambiente profissional, aumentando sua efetividade, diminuindo seu custo e tornando-o mais justo. A partir de tais iniciativas, quem acaba sentindo seus efeitos positivos é toda a cadeia de profissionais que gira em torno do negócio. “O objetivo de digitalização dos processos do RH na Ajinomoto do Brasil não é somente digitalizar as tarefas manuais, mas também trazer mais precisão nos processos e melhorar a qualidade de trabalho de cada funcionário, focando no equilíbrio entre o aumento da produtividade, qualidade de vida e sustentabilidade”, finaliza Ceregatto.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
- Race Comunicação
- imprensa.ajinomoto@agenciarace.com.br
- Milene Rolan – Cel.: (11) 99246-5780
- Jones Araújo – Cel.: (71) 99347-1217
- Eldra La Fonte – Cel.: (11) 99462-5903
- Michele Colombo – Cel: (11) 98278-1091
- Wilson Barros – Cel.: (11) 99607-1746