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Produtos Alimentícios
Veja as pautas sobre os principais projetos, destaques e novidades da Ajinomoto do Brasil.
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Olimpiadas
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Destaques
O empreendimento conta com 11 mil m², infraestrutura de ponta e gerenciamento de estoque A Ajinomoto do Brasil, empresa de produção de aminoácidos e detentora das marcas SAZÓN, MID e VONO, anuncia um novo Centro de Distribuição em Extrema, localizado na Rodovia Fernão Dias, Minas Gerais. Com aproximadamente 11 mil m², o empreendimento possui infraestrutura de ponta e tecnologia avançada para gerenciamento de estoque e movimentação de mercadorias. LEIA TAMBÉM Ajinomoto do Brasil amplia sua linha de temperos com o lançamento de SAZÓN Na Medida Com essa inauguração, a Ajinomoto do Brasil chega a um total de três Centros de Distribuição no Brasil, espalhados pelas regiões Sudeste e Nordeste, além de três Brokers que atendem as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belo Horizonte e o estado do Mato Grosso. Com uma área total de 91 mil m², o campus é moderno e sustentável, incorporando práticas ambientais como o uso de energia renovável e gestão eficiente de resíduos. “O novo centro de distribuição é focado na nossa divisão de Alimentos, responsável por produtos que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. O projeto vem para aumentar a cadeia logística da empresa e contribuirá para a eficiência das nossas operações, trazendo maior flexibilidade e ajudando para que cada vez mais seja possível atender nossos clientes com competência e qualidade, dando apoio às novas estratégias de distribuição que visam o desenvolvimento do negócio”, ressalta Fabricio Antônio da Silva, diretor de Logística da Ajinomoto do Brasil. Receba as notícias da SuperVarejo no WhatsApp. A Ajinomoto do Brasil terá o sistema Mercado Livre de Energia e o uso de empilhadeiras de lítio, além disso, a localização favorece a logística nacional, situando-se entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. “Estamos confiantes do passo importante que estamos dando, buscando ter uma operação de distribuição não apenas eficiente, mas que possibilite acesso rápido aos mercados regionais e internacionais”, destaca Fabricio Silva.
Notícias
A Ajinomoto do Brasil faz parte de mais momentos do seu dia do que você imagina. A empresa, referência em aminoácidos e proprietária de marcas como SAZÓN®, MID® e VONO®, acaba de anunciar sua nova campanha institucional com o conceito “Amor a gente sente. Em todos os momentos, Ajinomoto”. Desenvolvida pela FSB Comunicação, em parceria com a Jotacom, agência de mídia e performance da FSB Holding, a campanha apresenta ao público como a Ajinomoto faz parte do cotidiano dos consumidores em diversos momentos do dia, destacando sua atuação além do segmento alimentício. A campanha também busca conectar-se com um público jovem, aumentando o reconhecimento da marca e vinculando-a aos pilares de Sustentabilidade e Saúde & Nutrição, áreas de forte atuação da da Ajinomoto do Br. Apropriando-se do amor, que é um ativo da marca SAZÓN desde o início da década de 90, a campanha tem como objetivo estender esse sentimento às diversas áreas de atuação da empresa, trazendo uma conexão maior entre as marcas dos produtos e a marca corporativa, e reforçando o padrão de qualidade da da Ajinomoto do Br em todas as etapas, desde o processo produtivo até a entrega ao consumidor. Entre novembro de 2024 e março de 2025, o público será impactado por diversos conteúdos no online e offline, em múltiplos canais. A divulgação começa com o lançamento de um hotsite – Link < https://www.ajinomoto.com.br/amoragentesente/ > – que trará informações sobre a campanha, a empresa e um vídeo institucional, seguida por branded content em revistas, mídia, ações com influenciadores e estratégia de Relações Públicas e Marketing. Além disso, a comunicação se estende a ações de engajamento com o público interno, a fim de reforçar nos colaboradores o sentimento de pertencimento que permeia o clima organizacional. “A > “A Ajinomoto alia tecnologia e inovação em todas as suas frentes para promover bem-estar e saúde à sociedade e para colaborar com um mundo mais sustentável. Estamos muito orgulhosos desse novo momento da empresa que, pela primeira vez, traz uma campanha institucional conectada a uma jornada de comunicação externa e interna a fim de mostrar como somos parceiros na rotina das pessoas”, comenta Adriana Moucherek, diretora de Marketing, Comunicação, Trade e Inteligência de Dados na Dados na Ajinomoto. “Além dos temperos e produtos alimentícios, nossos aminoácidos estão presentes em uma variedade de itens, como cremes dentais, filtros solares, suplementos esportivos e fertilizantes, ajudando a melhorar as safras de frutas e grãos. Para nós, é essencial comunicar essa versatilidade ao público de forma assertiva”, acrescenta Adriana. Desde sua chegada ao Brasil, em 1956, a Ajinomoto consolidou-se como uma das maiores empresas do setor no país, com faturamento de R$ 3,3 bilhões em 2023. A companhia atua em cinco segmentos: Alimentos (varejo e Food Service), Food Ingredients (soluções para a indústria alimentícia), Bio & Fine Chemicals (soluções para as indústrias farmacêutica, cosmética e esportiva), Nutrição Animal e Agronegócios. Com a expertise em AminoScience, a ciência dos aminoácidos, desde a produção até a aplicação, o propósito da empresa é contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta com um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir de um processo circular de produção sustentável, o chamado Biociclo, com menor impacto no meio ambiente e contribuindo para a saúde das pessoas. Ficha Técnica – Jotacom VP de Planejamento e Novos Negócios: Jaderson Alencar Head de Atendimento de Novos Negócios: Ligia Cavalieri Gerente de Atendimento: Evellyn Vieiro Coordenador de Atendimento: Vitor Cintra VP de Criação: Fabio Mello Head de Criação: Renato Vasques Diretor de Arte: Bruno Ramos Diretor de Arte: Victor Cardoso Redator: André Tropiano Head de Influência: Daniel Bovolento Gerente de Influência: Maria Paula Malheiros Analista de Influência: Caroline Omori Gerente de Planejamento e Mídia: Mallu Tachela Gerente de Mídia: Bruna Souza Planejamento e Estratégia Digital: Diandra Ferreira Gerente de Projetos: Airon Wisniewski Diretor de Arte: Elber Cardoso DEV: André Medeiros
Aminoacidos
Líder global em aminoácidos, empresa investe em inovação e em produtos de alta qualidade para promover saúde e nutrição ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental A Ajinomoto do Brasil vai muito além dos tradicionais temperos que a consagraram no mercado. Referência mundial na (moléculas que se combinam para formar proteínas), a companhia aplica essa expertise na produção de matérias-primas usadas em indústrias como alimentícia, farmacêutica, de nutrição esportiva, veterinária e cosmética. Exemplo disso são as últimas duas matérias-primas lançadas pela empresa em setembro deste ano. Projetadas para substituir os microplásticos usados na formulação de produtos como cremes dentais e esfoliantes, esses grânulos sustentáveis derivados de aminoácidos substituem os polímeros no uso cosmético. “AminoScience, ou a ciência dos aminoácidos, base de várias operações, amplia nossa capacidade de inovação e oferece soluções que atendem tanto à indústria quanto ao consumidor final, reforçando o compromisso da Ajinomoto com saúde, nutrição e sustentabilidade”, afirma Shigeo Nakamura, presidente da companhia no Brasil. Essa é apenas uma amostra do importante papel dos aminoácidos em diferentes usos. Na indústria farmacêutica, são utilizados na produção de medicamentos e insumos; no agronegócio, ajudam a elevar a qualidade e a produtividade das plantações por meio de fertilizantes especializados, além de produtos de limpeza e até creme dental. Já na alimentação, além de temperos e molhos, a Ajinomoto desenvolve refrescos, sopas e suplementos alimentares. Esses aminoácidos agregam valor nutricional e funcional, compondo uma dieta balanceada, especialmente em contextos com acesso limitado a proteínas de alta qualidade. O glutamato monossódico (MSG), por exemplo, além de conferir o gosto umami, é utilizado como um aliado na redução do sódio, já que, ao substituir 1 colher de chá de sal por ½ de sal + ½ colher de MSG, é possível reduzir em até 37% o teor de sódio das preparações. A é outro diferencial importante. “Oferecemos aminoácidos no mais alto grau de pureza, aplicando uma abordagem científica que gera valor para a sociedade, além de melhorar a saúde e os hábitos alimentares das pessoas ao redor do mundo”, afirma Nakamura. Esses avanços são possíveis graças ao investimento contínuo em tecnologia. Pioneiro na técnica de fermentação em escala industrial, o Grupo Ajinomoto utiliza matérias-primas de fontes renováveis, como cana-de-açúcar, mandioca, milho e beterraba. Além disso, é possível manter um padrão de qualidade que garante produtos com total rastreabilidade, alto grau de pureza e origem não animal. A integração da sustentabilidade em todos os processos é central para a filosofia do Grupo Ajinomoto. Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, a companhia desenvolveu o , um modelo de que reaproveita materiais durante a fabricação de seus produtos. utilizados nas plantações de cana-de-açúcar, uma das principais matérias-primas da empresa, reduzindo significativamente a necessidade de recursos externos e promovendo uma verdadeira. “Essa estratégia não só minimiza o impacto ambiental mas também garante a entrega de produtos de alta tecnologia e qualidade aos nossos clientes”, afirma o presidente. Um exemplo é a fábrica de Laranjal Paulista, única do grupo a adotar um processo circular avançado, denominado ciclo verde. Neste método, além de processar a cana-de-açúcar, a instalação aproveita os coprodutos gerados para aprimorar seu ciclo produtivo. A Ajinomoto também estabeleceu metas ambientais ambiciosas em diversas frentes para 2030. Entre elas, destaca-se a redução de mais de 50% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com 2018. Para avançar, a empresa adotou a substituição de combustíveis fósseis por biomassa nas suas unidades em Laranjal Paulista e Limeira. Com a mudança, o bicombustível já supre mais de 80% da demanda de vapor dos processos. A empresa também mira alcançar 100% de energia proveniente de fontes renováveis nos próximos seis anos. No , mais uma meta ambiciosa: reduzir e substituir o uso de plásticos não recicláveis por alternativas recicláveis. O Projeto Zero é um exemplo bem-sucedido nesse sentido ao diminuir a camada das embalagens de produtos como temperos e sopas. Já para 2050, a Ajinomoto do Brasil vai ampliar a agenda, a fim de gerar impactos positivos atuando como agentes de mudança. E assim a Ajinomoto reafirma seu papel como um meio para promover saúde e nutrição ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental, colocando a ciência dos aminoácidos a serviço de uma alimentação mais equilibrada e acessível.
Comunicação Ajinomoto do Brasil
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Assessoria de Imprensa - FSB Comunicação