Somos líderes mundiais na produção de aminoácidos
O trabalho da Ajinomoto vai muito além de produtos alimentícios. Graças à nossa tecnologia, somos líderes mundiais na produção de aminoácidos. Mas, afinal, você sabe o que são aminoácidos?
Os aminoácidos são compostos fundamentais que fazem parte de todos os organismos vivos da natureza e estão presentes tanto nos seres humanos e animais quanto nos alimentos que são ingeridos por eles.
Cerca de 20% dos nossos corpos são compostos por aminoácidos. Eles são as unidades formadoras das proteínas, que, por sua vez, compõem a estrutura dos tecidos, órgãos e sistemas do corpo, responsáveis por várias funções essenciais à vida, como formação das estruturas celulares, digestão, obtenção de energia, produção de hormônios, anticorpos, respiração, transporte de gases, entre outras.
Por isso, os aminoácidos são considerados a base da vida.
Qual a diferença entre aminoácidos
essenciais e não essenciais?
Ao todo, existem 20 tipos de aminoácidos no corpo humano. Desses, 9 são essenciais e 11 são não essenciais.
Os aminoácidos essenciais ou indispensáveis são aqueles que não podem ser sintetizados em nosso corpo e, por isso, precisam ser absorvidos por meio de nossa dieta. São eles: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
Já os aminoácidos não essenciais ou dispensáveis são aqueles que podem ser sintetizados a partir de outros aminoácidos e componentes presentes em nosso corpo. São eles: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina.
Existem ainda os aminoácidos não essenciais que são chamados de condicionalmente essenciais, porque tendem a diminuir em certas condições, como doenças ou lesões. São eles: arginina, glicina, prolina, cisteína, tirosina e glutamina.
Conheça a Divisão Bio & Fine Chemicals
Os aminoácidos são matérias-primas fundamentais para diversos segmentos e a Ajinomoto do Brasil, por meio da Divisão Bio & Fine Chemicals, fornece esses ativos para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, esportiva, veterinária, entre outras.