Not support Recaptcha Ir direto ao conteúdo
Ajinomoto do Brasil
Seta
Região País/Região
Seta
Imagem de duas mãos segurando uma muda de planta

Sustentabilidade

Todas as unidades da Ajinomoto têm um objetivo em comum: a redução dos impactos dos nossos processos ao meio ambiente.

Nós da Ajinomoto do Brasil buscamos crescer de forma sustentável em cada uma das nossas áreas de atuação.

Metas Ambientais

Para nortear o trabalho de Meio Ambiente do Grupo Ajinomoto, a matriz no Japão estabeleceu, em 2016, as Metas Ambientais a Longo Prazo do Grupo Ajinomoto (Ajinomoto Group Environmental Long-Term Targets), um documento que, além de definir metas, garante que elas sejam atingidas.

Metas Socioambientais

Redução de gases de efeito estufa

Nossa meta é reduzir mais de 50% das nossas emissões até 2030 com relação ao resultado do ano de 2018. Utilizamos as caldeiras de biomassa nas unidades de Laranjal Paulista e Limeira, as quais suprem em mais de 80% as demandas de vapor dos processos, evitando o uso de gás natural que é um combustível fóssil. Além disso, temos a meta de ter 100% da nossa energia proveniente de fontes renováveis.

Redução de resíduos plásticos

Nossa meta é composta por dois fatores, redução de uso de plástico na fabricação de nossos produtos e substituição dos plásticos que hoje são considerados não recicláveis por recicláveis. Nosso Projeto Zero tem como objetivo diminuir o uso de plásticos, e uma de suas iniciativas visa a redução da camada das embalagens de temperos, refrescos e sopas.

Nutrição

A meta é melhorar a expectativa de vida das pessoas oferecendo produtos de alto valor nutricional, e promover educação e treinamento sobre nutrição para nossos colaboradores. Temos o programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer – Kachimeshi®”, que visa incentivar uma dieta equilibrada e saborosa, que atenda às necessidades específicas dos diferentes estilos e fases de vida.

Cadeia de suprimentos sustentável

Buscamos ter 100% da nossa cadeia de suprimentos sustentável para as matérias-primas de maior impacto ambiental (papel, óleo de palma e açúcar) até 2030. Já conseguimos atingir a meta para o papel e continuaremos com nossos esforços para alcançar as outras.

Redução de desperdício de alimentos

Nossa meta é reduzir mais de 50% das nossas perdas até 2030 com relação ao ano de 2018. A Divisão Food é a maior responsável pelas perdas de alimentos e tem trabalhado para redução dos números por meio de ações internas e parcerias.

Biociclo

Durante a fabricação de nossos produtos, nós reaproveitamos os materiais e os transformamos em fertilizantes. Também usamos os fertilizantes na plantação de cana-de-açúcar, uma das nossas matérias-primas principais. O resultado do aproveitamento é chamado de coproduto e este processo circular é o biociclo.

O biociclo nos ajuda a reduzir nossos impactos ambientais, além de promover a entrega de produtos de alta tecnologia e qualidade para nossos clientes.

Confira nosso Relatório Global de Sustentabilidade anual:

Relatório Global de Sustentabilidade 2022

Relatório Global de Sustentabilidade 2021

Relatório Global de Sustentabilidade 2020

Relatório Global de Sustentabilidade 2019

Veja também:

Outros Projetos